Revista Trías

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Filosofia, Cinema e Ensino

E-mail Imprimir PDF
Fábio Luciano Oliveira Costa

O objetivo deste artigo é promover uma discussão entre filosofia, cinema e ensino. Um texto (primeira seção da primeira parte de “Ser e Tempo”), com um tema filosófico (ontologia) e um filósofo (Martin Heidegger), foram escolhidos para compor a estrutura do trabalho, junto com o filme “Waking Life” (de Richard linklater), em uma turma com estudantes de filosofia do ensino médio. Outro texto,espelhado em alguns dos conceitos fundamentais da obra de Heidegger foi elaborado para constituir a peça principal da reflexão textual filosófica em sala de aula. O texto foi distribuído e posteriormente lido e discutido com os estudantes, em seis aulas, cada uma com cinquenta minutos. Depois do texto, três cenas do filme foram exibidas, uma vez de forma ininterrupta e uma outra de forma pausada, em duas aulas, com a discussão entre a linguagem e os temas das cenas do filme com a linguagem textual filosófica. Por fim, em mais uma aula, uma produção escrita que respondesse a um questionário sobre o exercício realizado foi feita pelos estudantes para a finalização do trabalho.

[acesse o artigo completo]

 


Licença Creative Commons
Todos os trabalhos publicados na Revista Trías
(ISSN 2179-0604)
estão sob a
Licença Creative Commons

Os artigos publicados na Revista Trías são indexados pelo DOAJ (Directory of Open Access Journals)