Revista Trías

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Letramento e ensino de literatura

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Juliana Pessi Mayorca

O presente artigo tem como objetivo apresentar novas perspectivas para o ensino de literatura no ensino básico. Diante disto, é necessário pensar em aproximar o aluno da arte da palavra, do texto criado como ficção, mas que pode representar uma sociedade de um dado tempo e lugar, pois sabemos que a literatura faz parte do produto humano; ou seja, da cultura. A leitura, não só a literária, necessita possibilitar ao educando uma rede de sentidos, que somente será efetivada se o texto lido for compreendido. Para tanto, os estudos na perspectiva do letramento vão de encontro a essas angústias vivenciadas diariamente nas aulas de Língua Portuguesa, uma vez que o letramento ocorre quando se tem compreensão do que se leu e não apenas a decodificação. A leitura literária é tão importante na formação do cidadão, nas suas práticas sociais como qualquer outra leitura. A literatura possibilita a tomada de compreensão do mundo, mas também precisa questioná-lo e reinterpretá-lo.

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